Como já escrevi, o Prêmio IgNobel se caracteriza por ser uma sátira do prêmio Nobel, e é dado a cada outono para as descobertas científicas mais estranhas do ano. Os prêmios são entregues para honrar estudos e experiências que primeiro fazem as pessoas rir, e depois pensar. Foram criados pela revista de humor científico Annals of Improbable Research (Anais da Pesquisa Improvável), e os prêmios são entregues em Harvard.
A ideia é premiar pesquisas raras, honrar a imaginação, e atrair o interesse público para a ciência, a medicina e a tecnologia, e os prêmios foram entregues pela primeira vez em Harvard em 1991.
Tentarei trazer no "blog" as melhores pesquisas realizadas a cada ano, na minha opinião, e como já trouxe os prêmios dos anos de 1991, 1992, 1993, 1994, 1995, 1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006 e 2007, segue agora os melhores de 2008:
- Prêmio de Arqueologia: Astolfo Gomes de Mello Araújo e José Carlos Marcelino, por demonstrarem que os tatus podem misturar os vestígios em um sítio arqueológico.
- Prêmio de Biologia: Marie-Christine Cadiergues, Christel Joubert e Michel Franc, pela descoberta de que as pulgas que vivem nos cães pulam mais alto do que as que vivem nos gatos
- Prêmio de Ciências cognitivas: Toshiyuki Nakagaki, Hiroyasu Yamada, Ryo Kobayashi, Atsushi Tero, Akio Ishiguro e Ágota Tóth, por descobrirem que os micetozoários podem resolver problemas e quebra-cabeças.
- Prêmio de Nutrição: Massimiliano Zampini e Charles Spence, por demonstrarem que a comida é mais saborosa quando soa crocante.
- Prêmio de Física: Dorian Raymer e Douglas Smith, por provarem que montes de corda ou cabelo inevitavelmente embolam.
(informações extraídas do site “WIKIPEDIA” em 14.06.2011)
1 comentários:
Glauco, meu querido!
hahahahaha...realmente essas informações fazem toda a diferença no meu conceito! Por exemplo, a das pulgas, é muito importante saber que as dos cães saltam mais alto do que as dos gatos! Como não tenho nem um e nem outro, fico aqui pensando o que faço com as que apareceram aqui em casa e não pulam??? hahahahaha... ficam só escondidas, na espreita, esperando um sangue bom para se deliciarem! hahahahaha.... Fiz uma dedetização aqui furiosa!!! hahahahaha
Grande beijo,
Jackie
Postar um comentário