Páginas

26 de abr. de 2011

Suíça explode boneco do inverno para saber como será o verão

IMPORTANTÍSSIMO:

A meteorologia reporta inúmeros tipos de neve e de precipitação de gelo, além da clássica forma de cristais de gelo em flocos, de formato hexagonal, parecidos com pequenas estrelas, sendo que nem toda a neve vem na forma dos tradicionais flocos. Assim, há diferenças entre neve granular, chuva congelada e granizo (ou saraiva). Os conceitos abaixo são da Sociedade Norte-Americana de Meteorologia (American Meteorological Society):

* Flocos de neve: consistem na forma mais conhecida e tradicional de precipitação de neve. É o cristal de gelo em forma de floco, de formato hexagonal e com o aspecto de uma pequena estrela.
* Grãos de neve (também conhecidos como neve granular ou snow grains): precipitação na forma de partículas muito pequenas e opacas de gelo, ou equivalente à forma sólida de chuvisco. Lembram as pelotas de gelo na aparência externa, mas são mais achatadas e alongadas. Geralmente apresentam um diâmetro inferior a 1 milímetro. Não racham nem pipocam ao atingir uma superfície dura. É indiscutível que a neve granular cai em pequena quantidade e se origina de nuvens estratificadas ou até de um nevoeiro.
* Grãos de gelo (também pelotas de gelo ou granizo miúdo): tipo de precipitação consistente de pelotas de gelo de 5 milímetros ou menos de diâmetro. Podem se apresentar na forma esférica, irregular ou até, raramente, no formato cônico. Os grãos de gelo geralmente pipocam ao atingir uma superfície dura e provocam barulho no impacto. Agora internacionalmente reconhecidas, as bolas de gelo incluem basicamente duas formas de precipitação, conhecidas nos Estados Unidos como ice pellets ou sleet.
* Graupel: Partículas de neve mais pesadas, geralmente chamadas de pelotas de gelo. É muito difícil distinguir do granizo miúdo, exceto pela convenção de que o granizo miúdo deve ter um diâmetro maior que 5 milímetros.
* Granizo (ou saraiva): é uma precipitação composta por pedras sólidas de gelo, que podem medir de 5mm ao tamanho de uma laranja. Muitos meteorologistas não o consideram como uma forma de neve, principalmente por sua precipitação poder ocorrer com temperaturas elevadas.
* Chuva congelada (freezing rain): Chuva na forma líquida que congela após o impacto com a superfície. É necessário que as gotículas da chuva estejam super resfriadas e que a temperatura do solo se situe abaixo de zero para que se produza o congelamento.
* Aguaneve: consiste na neve parcialmente fundida, que cai ao solo com traços de cristalização. Normalmente é transparente, não branca como a neve em sentido estrito, podendo conter uma certa quantidade de neve em seu interior.

(informações extraídas do site “WIKIPEDIA” em 26.04.2011)

NOTÍCIA DO DIA:

Suíça explode boneco do inverno para saber como será o verão


Suíços queimaram na segunda-feira do dia 11 de abril um boneco feito como enchimento e fogos de artifício na praça Sechselaeuten, em Zurique (Suíça). Pela tradição, quanto mais rápido o boneco chamado “Böögg”, símbolo do inverno, pega fogo e explode, mais quente e bonito será o verão. O boneco explodiu em 12 minutos e 56 segundos, indicando que o verão será bom. Nos últimos dez anos, o tempo, médio, foi de 14 minutos.

(notícia adaptada do site “gazetaderondonia” em 26.04.2011)

4 comentários:

luciana disse...

Meu amor, bom dia!!!

Depois dizem que nós é que somos atrasados... que aqui é terceiro mundo... já inventaram aparelhos ultra modernos para "prever" o tempo... pessoas estudam e muito, para realizarem esses "cálculos" e essas criaturas ficam explodindo bonecos????

Bom, quer que eu comente o bule???


... não vou resistir.... ele é LINDO!!!!
(só não é mais lindo que você... Te amo!!!!)

Bjs
Lu

Samanta disse...

OLá meu querido amigo !!!

Vixe mas será que este povo doido realmente acredita que o tempo de explosão pode ter algo a ver com a qualidade do Verão ???!!!!
Tá todo mundo lá bêbado né kkkkkk que coisa mais louca esta associação, parece coisa de bruxaria antiga huiahua
É cada uma ! tomara que ninguém exploda este lindo bule aí !

Abração !!!

Kassya Mendonça disse...

Glauco,

nunca apresentaram pra eles balão metereológico???
rsrs... concordo com a Luciana, o bule é lindo, um dos mais bonitos que voce ja postou!!!

bjins

Jackie Freitas disse...

Olá querido Glauco!
Amigo, nem vou comentar a superstição do povo! kkkkkk Cada um com sua loucura...fazer o que, né?
Agora, esse bule... é algo assim, sensacional e lindo! Amei!!!
Grande beijo,
Jackie

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...