Páginas

1 de mar. de 2010

Justiça decide que zumbis têm o direito de se manifestar nos EUA

IMPORTANTÍSSIMO:

HOJE SE COMEMORA O FESTIVAL DA PRIMAVERA NA MOLDÁVIA (*).

(informação extraída do site "WIKIPÉDIA" em 01.03.2010)

(*) Saiba mais sobre a Moldávia:

A República da Moldávia é um pequeno país da Europa Oriental, limitado a norte, leste e sul pela Ucrânia e a oeste pela Roménia (pela região também chamada Moldávia). A sua capital é a cidade de Quichinau (Chişinău).

(informação extraída do site "WIKIPÉDIA" em 01.03.2010)

NOTÍCIA DO DIA:

(*) Como não foi localizado bule compátivel com a notícia, segue a foto do bule gigante que serviu de inspiração para este "blog" (leiam o texto inicial do blog, que vcs irão entender):

Justiça decide que zumbis têm o direito de se manifestar nos EUA


Os zumbis têm o direito à liberdade de expressão, considerou uma corte de apelações federal americana, que não deu ganho de causa a policiais que haviam prendido em 2006 um grupo de pessoas caracterizadas de mortos-vivos para protestar contra os males da sociedade de consumo.

Em uma decisão da qual a AFP obteve uma cópia nesta quinta-feira, a Corte de Apelações de Saint Louis (Missouri) considerou por dois votos a um que não havia "razões suficientes" para prender os zumbis.

O tribunal reverteu um julgamento de primeira instância que havia garantido imunidade aos policiais por terem mantido preso o grupo durante dois dias pelo fato de os aparelhos de som que carregavam em bolsas terem sido confundidos com armas de destruição em massa.

Sete pessoas haviam se reunido no centro de Minneapolis (Minnesota), por ocasião de um festival, e os policiais as encontraram andando de maneira direta e hesitante, com seus rostos cobertos de talco, com marcas falsas de sangue desenhadas nas bochechas e olhos pintados de cor escura.

"Sua ideia era protestar contra a sociedade de consumo perambulando pelas ruas como zumbis", explica a corte de apelações em sua decisão.

Com um Ipod, uma caixa de som e um alto-falante, visíveis em suas bolsas, apresentavam músicas junto com mensagens como "tragam seus cérebros para cá" ou "lavagem cerebral no prédio 5".

Foram parar na delegacia e passaram duas noites na cadeia, a princípio, para um exame das identidades, e, depois, por "perturbar a ordem pública" e, por fim, porque o conteúdo de suas bolsas se assemelhava a armas de destruição em massa.

Mas, para a corte de apelações, os zumbis exerciam apenas a sua liberdade de expressão de maneira "artística e simbólica" compreensível para todos.

"Uma pessoa razoável não pensaria que existiriam razões suficientes, em virtude da lei de Minnesota, para prender por 'perturbação da ordem pública' um grupo pacífico, porque ele ouve música, divulga mensagens, veste-se de zumbi", conclui a corte.
(notícia extraída do site "G1" em 01.03.2010)

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...