Páginas

19 de fev. de 2010

Identidade da mãe do faraó Tutancâmon continua sendo um mistério

IMPORTANTÍSSIMO:

Os astronautas não são capazes de arrotar, pois a ausência de gravidade impede que os gases se separem dos líquidos em seus estômagos.

(informação extraída do site “Wikipédia” em 19.02.2010)
NOTÍCIA DO DIA:
Identidade da mãe do faraó Tutancâmon continua sendo um mistério


(isto é um bule sarcófago !!!)

A identidade da mãe do faraó jovem Tutancâmon, que governou Egito entre 1361 e 1352 A.C., continua sendo um mistério, após ter sido descartada a hipótese de Nefertiti ser sua mãe, anunciou hoje no Cairo o arqueólogo egípcio Zahi Hawas.

"A mãe do rei Tutancâmon é filha de Amenhotep III, e por isso não pode ser Nefertiti. Temos de descobrir o nome da mãe de Tutancâmon", disse Hawas em entrevista coletiva no Museu Egípcio.

Sentado em frente a três múmias que passaram por testes de DNA nos últimos dois anos, Hawas revelou alguns segredos sobre a família do faraó jovem, que morreu aos 19 anos, e que foram divulgados ontem em artigo publicado na revista científica "Jama".

Os analistas que participaram do estudo genético da múmia de Tutancâmon e de vários de seus familiares, chegaram à conclusão que seu pai foi o rei Akenatón, cuja esposa principal foi Nefertiti.

Pelas análises de DNA realizadas na múmia do jovem governante egípcio, Tutancâmon é descendente de uma das cinco filhas que Amenhotep III teve com a rainha Tiye, por isso que Nefertiti, que não era filha de Amenhotep, não pode ser sua mãe.

O secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades afirmou que Tutancâmon, cujo túmulo foi descoberto em 1922 por Howard Carter em Luxor, não foi assassinado, como acreditavam alguns arqueólogos.

Para Hawas, o jovem faraó sofria de malária, não podia caminhar por problemas ósseos e sofreu uma queda antes de morrer. Causas que contribuíram para a sua morte.

"Agora revelamos ao mundo como morreu Tutancâmon", acrescentou Hawas.

(notícia extraída do site “IG” em 19.02.2010)

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...