Páginas

5 de mar. de 2012

Homenagem Imperfeita...


"Da Perfeição da Vida. Por que prender a vida em conceitos e normas? O Belo e o Feio... Bom e o Mau... Dor e Prazer... Tudo, afinal, são formas. E não degraus do Ser!" (Mário Quintana) 

Esse texto já se inicia imperfeito por ser escrito por alguém que tem a imperfeição de ser perfeccionista, sendo muito difícil de aceitar as suas próprias imperfeições...

Mas, mesmo assim, consegui chegar a uma conclusão, talvez imperfeita também, que a Imperfeição é necessária para a existência da raça humana, e para que o mundo exista até hoje.

Ora, é a inexistência de um mundo sem problemas, e nosso desejo de nos aprimorarmos e evoluirmos sob todos os aspectos que faz com que busquemos sempre algo melhor do que já possuímos.

Ou seja, se não tivéssemos pelo que lutar e pelo que sonhar, não teríamos o porque viver...

E, quando analiso a imperfeição humana, percebo que ela leva a todos nós termos dois lados que guiam nossas vidas, um onde utilizamos na caminhada o que chamamos de bons sentimentos, como amizade, amor, solidariedade, entre tantos outros, e outro lado que tentamos esconder, onde apresentamos sentimentos como inveja, falsidade, orgulho, também entre tantos outros.

E, por justamente sermos imperfeitos, não há como deixarmos em momentos de nossas vidas trocarmos de lado, ora nos guiando pelos bons sentimentos, ora nos guiando pelos outros sentimentos.

Mas, se a imperfeição é necessária para que possamos existir e para que o mundo melhore, então não devemos nos deixar levar pela mesma sintonia dos outros sentimentos quando alguém os utiliza em relação a nós, pois esses outros sentimentos, se conseguirmos suplantá-los, farão com que a felicidade, a qual integra os bons sentimentos, será ainda maior quando atingirmos aquilo que almejamos.

Portanto, a inveja, a falsidade, o orgulho excessivo, são necessários, e quando alguém os demonstrar para conosco, se começarmos a ver como uma forma de nos dedicarmos com mais afinco em atingir a perfeição daquilo que almejamos, futuramente poderemos agradecer as pessoas que assim agiram, por nos incentivar a continuarmos em nossa caminhada.

Assim, devemos aceitar que cada um tem a liberdade de escolher qual caminho deve trilhar na maior parte de suas vidas, sabendo que em determinados momentos em decorrência dessa nossa imperfeição nos perderemos em nossas caminhadas...

E, espero que após essas palavras que com certeza não conseguiram expressar perfeitamente tudo o que queria, possa me aprimorar como ser humano, aceitando mais facilmente minhas imperfeições, pois percebo que são elas que me possibilitarão a ser uma pessoa melhor, tendo em vista eu preferir na maior parte do tempo seguir os bons sentimentos.

Abs.,

Glauco

Adoramos a perfeição, porque não a podemos ter; repugna-la-íamos, se a tivéssemos. O perfeito é desumano, porque o humano é imperfeito. (Fernando Pessoa)

2 comentários:

Alessandra Frota disse...

Eu como uma virginiana sei bem o que é sempre tentar atingir a perfeição ... não é fácil, mas um dia chego lá, ou não rs.
Bela matéria! Tenha uma ótima semana!
Beijinhos
Leleka
http://frotaguedes.blogspot.com/

Valéria Braz disse...

Olá meu amigo... estou contigo, precisamos da imperfeição até como parâmetro!
Se nossa vida fosse tudo certo sempre, seria muito sem graça e perfeita demais para nossos corações tão imperfeitos....
Beijo no coração

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...