Páginas

6 de jan de 2012

Torneira gigante foi atração em festival de esculturas na Austrália

IMPORTANTÍSSIMO:

No tempo de Cristo, algumas das maiores residências de Roma já possuíam água encanada e torneiras. A água era transportada pelos célebres aquedutos romanos, muitos deles verdadeiras obras arquitetônicas com arcadas duplas ou triplas, apoiadas uma sobre as outras. O primeiro aqueduto romano foi a Aqua Appia, surgindo depois o Anio Vetus, e a Aqua Julia, entre outros.

Já as torneiras funcionavam mais ou menos da seguinte maneira: havia um cilindro, com um orifício perpendicular ao seu eixo, que era inserido no cano. A água, então, passava ou não pelo orifício, conforme a posição do cilindro. Esta mesma torneira de encaixe foi usada durante toda a Idade Média.

No século XIX, a água passou a ser fornecida às casas com o auxílio de bombas a vapor, o que exigia um outro tipo de torneira, passa suportar o aumento da pressão da água.

Foi assim que surgiu a torneira de rosca, inventada na Inglaterra em 1800 por Thomas Gryll. Semelhante às torneiras modernas, ela possuía um parafuso que forçava um anel vedante contra uma superfície plana, interrompendo assim o fluxo da água.

(informações extraídas do site “portaloempreendedor” em 06.01.2012)

NOTÍCIA DO DIA:

Torneira gigante foi atração em festival de esculturas na Austrália


Uma torneira gigante criada pelo artista australiano Simon McGrath foi uma das atrações de um festival de esculturas em Sydney, na Austrália. O evento ocorreu durante o mês de novembro do ano passado, e contou com obras criadas por mais de cem artistas de várias partes do mundo.

(notícia adaptada do site “radiosociedadeespigao” em 06.01.2011)

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...