Páginas

27 de jun. de 2011

Muitas Palavras...


Possuir é perder. Sentir sem possuir é guardar, porque é extrair de uma coisa a sua essência. (Fernando Pessoa)

Tantas palavras relacionadas ao que quero expressar...

De um lado, amor, amizade, doar, compartilhar, conquistar, ser, carinho, afeto, afinidade.

Do outro, inveja, posse, ter, egoísmo, imposição.

Tentarei ordená-las tentando expressar esse meu pensamento.

Quando nos aproximamos de uma pessoa, e criamos com ela uma relação de amizade, acredito que seja em parte pela afinidade dos sentimentos que aquela pessoa nos transmite em suas palavras e atitudes, que muitas vezes são semelhantes aos nossos.

E como é bom encontrarmos alguém que realmente nos compreenda, e possa nos estender a mão num gesto de afeto e carinho quando realmente necessitamos.

Contudo, temos de compreender que por mais que exista a afinidade, que seja ótimo termos um amigo nos apoiando ou nos criticando quando seja necessário, isso é uma via de mão dupla, ou seja, também é necessário que façamos o mesmo por aquele pelo qual demonstramos nosso afeto e nosso carinho.

Assim, não devemos buscar apenas que o nosso amigo esteja presente quando necessitarmos, que ele faça aquilo que queremos, mas também atuarmos quando nosso amigo necessita e precisa de algo.

E, mais do que isso, temos que nos conscientizar que cada um tem o seu caminho a seguir, e, portanto, não devemos querer que os amigos permaneçam sempre do nosso lado, seguindo os nossos passos...

Amigos verdadeiros são raros em nossas vidas, portanto, devemos saber conservá-los.

Assim, por exemplo, quando o seu verdadeiro amigo vier a lhe apresentar outro amigo dele, se conseguirmos enxergar que também podemos ter aquela outra pessoa como nossa amiga, e não invejar a amizade dos dois, num sentimento de posse que aquele amigo é só nosso, poderemos sim ter mais pessoas nos apoiando e criticando quando necessitamos.

Se atuarmos dessa forma, acredito que teremos mais chance de sermos felizes, pois o sentimento verdadeiro e mais completo de amor e amizade que acredito existir é quando vemos alguém que gostamos feliz, compartilharmos do mesmo sentimento...

E essa forma de amor e amizade, que para mim é uma das mais elevadas que nós podemos atingir diante de nossa imperfeição, serve tanto num relacionamento entre amigos, como no caso da pessoa que amamos e que escolhemos para estar ao nosso lado.

Portanto, como já mencionei muitas vezes, sabendo que cairemos e levantaremos muitas vezes, pois ao ser humano foi dada a capacidade de errar e aprender, eu acredito que devamos buscar a felicidade, o amor, a amizade sim, mas que devamos deixar de lado o egoísmo e a inveja e também demonstrar aos outros que também podemos compartilhar desses sentimentos.

Espero que tenha utilizado as palavras de uma forma que tenha possibilitado aos amigos que a lerem o quis compartilhar com esse texto...

Abs.,

Glauco

Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar. (José Saramago)

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi meu grande amor, bom dia!

Como já disse: adoro esperar seus pensamentos da segunda feira...

Na minha visão, acho que muitas pessoas confundem ser amigo com ter amigo... podemos ser amigos de várias pessoas, claro que não encontramos amigos verdadeiros em toda esquina, mas podemos encontrá-los onde menos imaginamos ou no momento em que menos imaginamos encontrá-lo.
Ser amigo é sentir-se feliz quando o amigo está feliz, mesmo que você esteja num dos piores momentos de sua vida. É apoiá-lo ou simplesmente ouvi-lo, mas também, saber dizer sua opinião sem machucá-lo pois não gostaríamos de ser machucados pelo nosso amigo.
É muito fácil achar que todos devem ser nossos amigos pois afinal, somos "o máximo" e o que fazemos para esse nosso amigo? Amizade é como o amor, uma via de mão dupla... ninguém consegue ser amigo sozinho. Posso adorar ser amiga de uma pessoa, mas quando ela não me permite ser sua amiga, esse sentimento ficará guardado no meu coração, pois não terei oportunidade de demonstrá-lo, ou mesmo que eu demonstre, ela não conseguirá enxergar porque não permite que a amizade exista.
Dizem que é muito difícil ter amigos e eu acho que a maior dificuldade do ser humano é conseguir ser amigo de alguém.

Adorei seu texto e poderia ficar aqui escrevendo muito e muito mais... mas, o texto é seu e esse é apenas o comentário dessa sua amiga, que te ama de todas as formas.
Bjs
Lu

Anônimo disse...

Olá Glauco
Ter verdadeiros amigos realmente é raro
Tenho uma amiga de infância que prolonga-se até hoje
Criamos um laço muito forte que nem as dificuldades conseguiram afastar-nos.
Falo que somos irmas de coração(rsrs),procuramos sempre ajudar uma a outra,e por mais que aconteça de houver uma falha,temos a humildade de pedir perdão.Dar valor a essa amizade é fundamental.Bjos querido

Jackie Freitas disse...

Olá Glauco querido!
Para mim a mensagem está cristalina!!! E ótima, como sempre, em sua reflexão!
Acho que o sentimento básico, que poucos exercitam ou utilizam, é o amor genuíno... Normalmente se pensa no amor romântico e se esquece de que o amor pode existir em todos os tipos de relações, mostrando o seu lado mais puro, original e verdadeiro! E quando temos consciência do que, de fato, consiste o amor, compreendemos que ele em nada é egoísta! Ele sempre visará a felicidade alheia, às vezes até passando por cima da própria felicidade. Nas relações verdadeiras é assim que ocorre e é por isso que a inveja, mesquinharia e egoísmo não têm lugar! Porque sabemos que algo maior foi construído e que as bases dessa construção são sólidas! Amizade é muito mais do que o título "amigo"... Amizade, quando verdadeira, tem significados que somente o amor (também verdadeiro) pode definir! E acho que isso, amigo, pelo menos pra mim, você define muito bem!
Grande beijo e parabéns pela excelente colocação de palavras e reflexão,
Jackie

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...