Páginas

28 de mar. de 2011

Sempre há um lado...

Sempre há um lado...


“Não se mede o valor de um homem pelas suas roupas ou pelos bens que possui, o verdadeiro valor do homem é o seu caráter, suas idéias e a nobreza dos seus ideais.” (Charles Chaplin)


Acredito que apenas em casos raríssimos consigamos ficar em cima do muro.

Na maior parte do tempo, por mais que possamos nos expressar que somos indiferentes a um determinado assunto, sabemos que lá no fundo temos preferência por um dos lados da moeda...

Pois bem, diante disso, digo de início que não sou contra a modernidade, contra a tecnologia, muito pelo contrário...

Bem assim é verdade, que já mencionei que adoro jogos de computador, tenho esse blog, e, principalmente, conheci minha amada esposa através da Internet.

Também sei que a Tecnologia e a Internet ajudaram a milhões de pessoas, seja quanto a aspectos físicos, psicológicos e emocionais.

Porém, no trabalho que desenvolvo, ocorreram duas situações que me fizeram parar para refletir.

Nas duas, onde simplesmente a atitude tomada foi de ter EDUCAÇÃO e RESPEITO com nosso semelhante, a pessoa para quem foi demonstrada essa EDUCAÇÃO e RESPEITO se mostrou tomada de uma imensa GRATIDÃO, demonstrando enorme surpresa, chegando a ponto de elogiar o PROFISSIONALISMO da atitude tomada.

Como já mencionei algumas vezes, entendo que EDUCAÇÃO, RESPEITO, GRATIDÃO, PROFISSIONALISMO, entre outros valore humanos, deveriam ser naturais de todo ser humano, o que levaria as outras pessoas não se surpreenderem quando assim agimos...

Além disso, fiquei pensando muito nos últimos tempos em outras duas palavras, AMIZADE E POPULARIDADE.

Isso, porque, a importância de ter um AMIGO VERDADEIRO sempre foi algo de enorme importância em nossas vidas...

Hoje, ao ingressarmos nas chamadas Redes Sociais da Internet, as quais participo de algumas, cadastramos milhares de “AMIGOS”, que são pessoas que muitas vezes nem conhecemos e nem chegaremos a ter um contato maior...

Continuando, há alguns anos atrás, para sermos POPULAR, a forma mais fácil era agindo de acordo com os valores humanos mencionados, além de outros tão ou mais importantes quanto os mencionados (SER VERDADEIRO, AGIR COM HONESTIDADE, COM LEALDADE, COM HUMILDADE, SER JUSTO, SER ÉTICO, SER RESPONSÁVEL, entre vários outros).

Agindo assim, tínhamos grande chance de sermos POPULAR, pois conseguíamos ter mais AMIGOS VERDADEIROS...

Hoje, o que vejo é que POPULARES são aqueles que conseguem um maior número de SEGUIDORES no mundo virtual, que muitas vezes são SEGUIDORES não pela forma de agir da pessoa que estão seguindo, mas porque também querem ser POPULARES...

Diante de tudo isso, começo a imaginar se estou ficando VELHO, pois talvez essa preocupação minha hoje com esses valores seja coisa do passado, diante da MODERNIDADE.

Afinal, VELHO e NOVO também são dois lados de uma moeda, e que podemos nos posicionar em defesa de qualquer um deles...

Abs.,

Glauco


“Procure ser um homem de valor, em vez de ser um homem de sucesso.”
(Albert Einstein)

8 comentários:

luciana disse...

Oi meu amor, mais uma vez, bom dia!!

Adorei seu texto e acredito que essa sua citação de Albert Einstein ao final, resume tudo muitíssimo bem: "Procure ser um homem de VALOR, em vez de ser um homem de SUCESSO".

Hoje em dia, as pessoas buscam esse "sucesso" a qualquer preço e o "valor" tem ficado para trás.

Que possamos sempre rever nossos conceitos e resgatar aquilo que realmente nos faz bem. O ideal é que possamos até ter "sucesso" mas através do nosso "valor"

Saiba que o seu valor é imenso pelo homem maravilhoso que é: amigo, filho, pai, marido, enfim, nosso grande amor...

Te amo!
Bjs
Lu

Jackie Freitas disse...

Bom dia, meu querido amigo!
Já te disse que as suas reflexões são ótimas! Adoro vir aqui refletir junto! rsrs...
Bem... voltamos, talvez, em alguns pontos VELHOS, mas que (para mim) representam muito, onde dizem: Quantidade não significa QUALIDADE... melhor termos pouquíssimos AMIGOS, mas que sejam verdadeiros e façam jus à essência de seu significado, a termos muitos e muitos amigos temporários e ocasionais que vibram apenas conforme a maioria. Normalmente por interesses diversos, quase sempre levados a algo que envolva suas próprias satisfações...
Outra que, para mim, vale muito também é: "nem tudo que brilha é ouro". Muitas pessoas se deixam seduzir por algo que aparenta valor, mas que na essência não traz qualquer tipo de riqueza pessoal...
Não troco os meus valores ANTIGOS ou que fazem parte de um admirável MUNDO VELHO, pela modernidade dos sentimentos superficiais, urgentes, apressados e interesseiros... Prefiro viver na riqueza da miséria (rsrs) do que no falsidade de algo que seja como nossos antepassados já diziam: "por fora, bela viola; por dentro, pão bolorento."! kkkkkkk
Grande beijo,
Jackie

Irismar Oliveira disse...

OI amigo Glauco, vivemos uma época em que a competividade domina e as pessoas são avaliadas não mais pelas qualidade citadas por você e outras mais, não mais por SER mais TER e no mundo virtual e nas redes sociais não é diferente as pessoas são avaliada pelo numero de seguidores .
Tem um texto de uma postagem minha da semana passada que diz:
Fomos criados para compartilhar. Entretanto, a sociedade tem funcionado com muita pressão competitiva. A competição é saudável quando você luta consigo para melhorar seu jeito de ser. O resto é estresse. Orgulho ou maldade

Um bom dia!!

Emilia Vaz disse...

Eu ja falei sobre esse assunto "seguidores e popular" no blog e é um assunto bem abrangente aqui na internet.Eu não quero seguidores e nem ser popular.Quero amigos,trocar idéias,,aprender e pq não ensinar.
Passando pra te desejar uma ótima semana,dizer que ainda sou sua "seguidora",embora a demora,mas mais amiga do que nunca.Passa la no blog,da uma olhadinha no Ping e Pong e me diz se topa um comigo ok?te aguardo.Bjka

Valéria Braz disse...

Oi Glauco... vou tentar estar todas as segundas pra divagar junto com você....
Adorei este post... hoje, popularidade é sinônimo de quantidade e quantidades encontradas sem "teste de qualidade"...
Sabe amigo, popularidade é algo bem passageiro se junto a ela não estiverem ligados valores como respeito, ética, educação, bom senso, etc...
Mas esta é a prova do mundo virtual.... não se render a quantidade que podem ser alcançadas a um estalar dos dedos, mas permanecer fiel aos seus valores.
Beijo no coração

Samanta disse...

OLá meu querido amigo !!!

Como sempre, quando nos traz uma reflexão, ela é ótima !! Arrasou !
Fiz uma vez um texto sobre o porque que ser autêntico causava espanto, e me recordei disso ao ler suas colocações ao perceber que valores morais antes tidos como nossa "obrigação" ou normais, hoje são motivo de espanto também !! Infelizmente !
Mas como tudo na vida, existem também pessoas que conservam estas atitudes, ainda bem !
Sobre popularidade, não vou ser modesta tá kkkkk desde criança eu sou popular, e justamente por isso sei que isso não significa nada ! Pois quando o bicho pegou, não sobrou nenhunzinho "amigo" ao meu lado...
Por isso aprendi a valorizar os amigos verdadeiros e a não me importar se muitos se lembram de mim, pois o que realmente faz a diferença é que mesmo que apenas um nos estenda a mão, se é de coração, isso sim merece ser cultivado e valorizado...
De qualquer forma, sigo meu caminho procurando agir com valores éticos e morais, independente disso, se alguém quiser seguir um bom exemplo, que bom, mas se quiser só me adicionar pra fazer número, beleza, não esquento não.
Mas não estamos velhos não, isso é só uma questão de amadurecimento e faz parte desde que o mundo é mundo esta discrepância... Você é uma pessoa maravilhosa e sem dúvidas inspira a muitos, por isso, siga em Paz, pois não há nada melhor do que dar o nosso Melhor !!
Adorei amigo !
Um abração e boa semana !

Cla disse...

Bom, acho que tudo nessa vida, como disse tem os dois lados, quando entramos na escola e vemos aqueles que são cheio de amigos, muitas vezes queremos ser igual a eles, ou mesmo populares, mas acho que isso não é o foco principal da vida e sim o que você é, os poucos amigos que temos, são necessários para se ter uma ótima vida, pois com eles realmente podemos contar! Eu não costumo "seguir " muitas pessoas, adiciono mais realmente quem pelo menos tenho um contato, acho que é mais fácil as coisas assim, adorei o artigo! Grande beijo!

Unknown disse...

Amigo Glauco
Boa Noite.
As condutas de respeito e dignidades sempre serão virtudes
da consciência das pessoas honestas e bem educadas!
Afinal, os princípios éticos devem permanecer em todas as épocas!
Sejamos populares ou não, o respeito sempre deverá prevalecer!
Parabéns por brilhante texto!
Abraços
Alba

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...