Páginas

10 de jan. de 2011

Prêmio Ignobel

PRÊMIO IGNOBEL


Como já escrevi, o Prêmio IgNobel se caracteriza por ser uma sátira do prêmio Nobel, e é dado a cada outono para as descobertas científicas mais estranhas do ano. Os prêmios são entregues para honrar estudos e experiências que primeiro fazem as pessoas rir, e depois pensar. Foram criados pela revista de humor científico Annals of Improbable Research (Anais da Pesquisa Improvável), e os prêmios são entregues em Harvard.

A ideia é premiar pesquisas raras, honrar a imaginação, e atrair o interesse público para a ciência, a medicina e a tecnologia, e os prêmios foram entregues pela primeira vez em Harvard em 1991.

Tentarei trazer no "blog" as melhores pesquisas realizadas a cada ano, na minha opinião, e como já trouxe os prêmios dos anos de 1991, 1992, 1993, 1994, 1995, 1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004, segue agora os melhores de 2005:

- Prêmio de Física: John Mainstone e Thomas Parnell, da University of Queensland, Austrália, por levarem adiante pacientemente o chamado experimento de gotejamento de piche[4], no qual uma massa de piche foi colocada num funil para, muito lentamente, gotejar, à razão de uma gota a cada nove anos.

- Prêmio de Medicina: Gregg A. Miller, de Oak Grove, Missouri, por inventar os Neuticles: testículos artificiais de reposição para cães, disponíveis em três tamanhos e três níveis de firmeza.

- Prêmio de Paz: Claire Rind e Peter Simmons, da University of Newcastle, Reino Unido, pelo monitoramento elétrico da atividade cerebral de uma lagosta, enquanto ela assistia a uma seleção dos melhores momentos de "Guerra nas Estrelas".

- Prêmio de Economia: Gauri Nanda, do Massachusetts Institute of Technology, por inventar um relógio despertador que foje e se esconde, desse modo assegurando que as pessoas de fato saiam da cama e acrescentando assim muitas horas produtivas de trabalho por dia útil.

-Prêmio de Química: Edward Cussler, da University of Minnesota, e Brian Gettelfinger, das University of Minnesota e University of Wisconsin, por conduzirem um cuidadoso experimento a fim de responder a persistente dúvida científica: as pessoas nadam mais rapidamente em água ou em melado?

- Prêmio de Biologia: Benjamin Smith, das University of Adelaide, Austrália e University of Toronto, Canadá; a companhia de perfumes Firmenich, Genebra, Suíça; ChemComm Enterprises, Archamps, França; Craig Williams, das James Cook University e University of South Australia; Michael Tyler, da University of Adelaide; Brian Williams, da University of Adelaide; e Yoji Hayasaka, da Australian Wine Research Institute; por dolorosamente cheirarem e catalogarem os odores peculiares de 131 diferentes espécies de sapos, quando os sapos estavam estressados.

- Prêmio de Dinâmica de Fluidos: Victor Benno Meyer-Rochow, das International University Bremen, Alemanha e University of Oulu, Finlândia; e Jozsef Gal, da Loránd Eötvös University, Hungria, por usarem princípios básicos da física para calcular a pressão interna nos pinguins, conforme relatado em: "Pressures Produced When Penguins Pooh -- Calculations on Avian Defaecation" (A pressão produzida quando os pinguins defecam -- cálculos em defecação avícola).

(informações extraídas do site “WIKIPEDIA” em 10.01.2011)

3 comentários:

Kassya Mendonça disse...

Glauco,
rsrsrs acho que meu cerebro deve estar que nem o da lagosta,,,,
querido amigo só achei o lado engraçado... kkk o que faz pensar ainda não aflorou![[

bjins

CLAUDIA disse...

Amigo querido Glauco!
Me diverti com sua postagem.
Não sabia da existência desse prêmio,achei muito legal e divertido.
O que mais gostei foi:
- Prêmio de Paz: Claire Rind e Peter Simmons, da University of Newcastle, Reino Unido, pelo monitoramento elétrico da atividade cerebral de uma lagosta, enquanto ela assistia a uma seleção dos melhores momentos de "Guerra nas Estrelas".
kkkkk! Fiquei imaginando a lagosta assistindo o filme,kkkk!
Fora que o troféu é muito divertido,kkkkk!
A mente humana tem cada visão hilária,kkkk!
Parabéns pela postagem amigo,adorei!
Bjos em seu coração com cheirinho de Jasmin.

Anselmo disse...

LOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL!!!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...