Páginas

11 de nov. de 2010

Talvez esteja errado...



Talvez esteja errado...



“O segredo da sabedoria, do poder e do conhecimento é a humildade.” (Ernest Hemingway)

Muitas vezes, nos deparamos com situações em nossas vidas que nos levam a refletir e querer expressar o que sentimos.

Deparei-me com alguns acontecimentos nos últimos dias que levaram a querer tomar essa atitude.

Pois bem, outro dia li um comentário de uma pessoa que se manifestava no sentido de que é fácil criticarmos os outros, pois afinal somos seres tão perfeitos...

Essa frase me levou a refletir muito, talvez pelas situações que se apresentavam em minha vida.

Quantas vezes nos deparamos com pessoas que adotam a característica de serem prepotentes, de se revestirem de orgulho, e não reconhecem os próprios erros, muitas vezes culpando os outros pelos seus fracassos.

E, quando verificam que as coisas não eram como realmente acreditavam, e que a falha era delas mesma, na maioria dos casos já é tarde, e se encontram num caminho sem volta...

Ou seja, esquecem de uma qualidade primordial para os seres humanos, e que cada dia eu percebo mais que devemos cultivá-la: a HUMILDADE.

Pesquisei uma definição para humildade que se encaixasse sobre o que penso sobre essa virtude, e o mais próximo que encontrei foi o conceito de humildade como sendo a qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas.

Mas, para mim, o significado é muito maior...

Humildade, conforme já mencionei nessas palavras, para mim é agirmos acreditando em nosso potencial e capacidade sim, porém, se as coisas não acontecem da forma que desejamos, assumimos que na maioria dos casos somos os principais culpados por não alcançarmos os resultados...

Humildade, para mim, é reconhecermos e darmos valor aos outros, quando conseguem muitas vezes encontrar soluções para problemas que consideramos sem soluções aparentes.

Humildade, para mim, relaciona-se a tratarmos bem nossos semelhantes, independente do que possuem e do que realizam, e dos que podem oferecer em troca para nós.

Ou seja, humildade, para mim, significa muito...

Por fim, pode ser que o significado que dou para humildade seja incorreto, e nesse caso, serei humilde para reconhecer que estou errado...

Abraço a todos,

Glauco.

“Ser humilde com os superiores é uma obrigação, com os colegas uma cortesia, com os inferiores é uma nobreza.” (Benjamin Franklin)

9 comentários:

Bruna Tavares disse...

Olá! Acabei de ler a história do seu blog e achei muito interessante. Gostei muito do Blog e já estou te seguindo.
Abraços.

www.descobrindojaneausten.blogspot.com

Unknown disse...

Caro amigo,
Você definiu muito bem o termo, parabéns.
Abraços,
Vitor.

Pithan Pilchas disse...

Buenas Glauco,

muitos não sabem o que é ser humilde ou não querem ser, pois acham que é coisa de gente fraca. A humildade nasce no coração dos puros. E não confundir pureza com ingênuidade.

abraço

Paulo

O magrinho !!! disse...

Bela lição, meu amigo Glauco...
O espaço entre a perfeição e a humildade é grande, mas eu acho que para ser (ou pelo menos tentar) perfeito, o primeiro degrau que devemos subir se chama humildade !!!
Grande abraço amigo !!!

Unknown disse...

Caro amigo Glauco
Com a humildade aprendemos, com a prepotência
julgamos e assim deixamos a oportunidade do conhecimento passar em branco.
Muitas vezes este conhecimento está ao nosso alcance e deixamos de observar, pelo fato de estarmos com o nosso ego revestido de arrogância.
Parabéns por excelente artigo
Grande abraço.
Alba

Jackie Freitas disse...

Olá Glauco querido!!!
Essa frase do Benjamin Franklin é maravilhosa e quase a coloquei no meu post de hoje!
Bem, meu amigo, acho que algumas pessoas pensam que o ato de humildade as colocam em um nível inferior às demais, quando na verdade o que ocorre é bem o contrário: elas crescem! Crescem diante de si, de Deus, das pessoas e da própria vida.
Humildade para mim é saber-se humano e admitir suas limitações. É buscar a própria perfeição, sabendo que ela não existe, mas tentando aproximar-se do seu melhor. Humildade é compreender que o mundo foi feito por UM, mas para todos...
Grande beijo e parabéns pela excelente reflexão!
Como sempre, mandando muito bem!
Jackie

Thomas Aragão disse...

Belíssima reflexão!! Parabéns!

Anselmo disse...

Talvez esteja errado...

Anônimo disse...

Gostei do tema, e de como foi abordado. A humildade está em baixa, não para aqueles que a cultuam, não como sinônimo de subserviência, mas como uma palavra que nos remete a grandeza.
Abraços

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...