Páginas

6 de out de 2010

Prêmio Ignobel




Como já escrevi, o Prêmio IgNobel se caracteriza por ser uma sátira do prêmio Nobel, e é dado a cada outono para a descoberta científica mais estranha do ano. Os prémios são entregues para honrar estudos e experiências que primeiro fazem as pessoas rir, e depois pensar. Foram criados pela revista de humor científico Annals of Improbable Research (Anais da Pesquisa Improvável), e os prêmios são entregues em Harvard.

A ideia é premiar pesquisas raras, honrar a imaginação, e atrair o interesse público para a ciência, a medicina e a tecnologia, e os prêmios foram entregues pela primeira vez em Harvard em 1991.

Tentarei trazer no "blog" as melhores pesquisas realizadas a cada ano, na minha opinião, e como já trouxe os prêmios dos anos de 1991, 1992, 1993, 1994, 1995, 1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2001, 2002 e 2003, segue agora os melhores de 2004:

> Prêmio de Medicina - Steven Stack da Wayne State University, Detroit, Michigan, e James Gundlach da Auburn University, Auburn, Alabama, pela pesquisa "The Effect of Country Music on Suicide" ("O Efeito Da Música Country No Suicídio")

> Prêmio de Física - Ramesh Balasubramaniam da University of Ottawa, Michael Turvey da University of Connecticut e Haskins Laboratory, por explorar e explicar a dinâmica do bambolê.

> Prêmio de Psicologia - Daniel Simons da University of Illinois at Urbana-Champaign e Christopher Chabris of Harvard University, por demonstrar que quando pessoas se concentram em algo, é fácil não perceber qualquer outra coisa -- mesmo uma mulher vestida de gorila.

> Prêmio de Biologia - Ben Wilson da University of British Columbia, Lawrence Dill da Simon Fraser University, Canada, Robert Batty da Scottish Association for Marine Science, Magnus Whalberg da University of Aarhus, Denmark, and Hakan Westerberg da Sweden's National Board of Fisheries, por demonstrar que arenques aparentemente se comunicam por meio de flatulências.

(informações extraídas do site "WIKIPÉDIA" em 06.10.2010)

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...