Páginas

14 de jul. de 2010

Estudo revela que peixes sabem conversar

IMPORTANTÍSSIMO:

Hoje se comemora o DIA DO PONTO DE INTERROGAÇÃO (??????).

(informação extraída do site “WIKIPÉDIA” em 14.07.2010)

NOTÍCIA DO DIA:
 
Estudo revela que peixes sabem conversar
 
 


Cientistas da Nova Zelândia descobriram que os peixes também sabem conversar entre si. De acordo com o site do jornal britânico The Daily Telegraph, o mundo subaquático não é silencioso, isso porque os peixes se comunicam com o sexo oposto, por meio de sons específicos, para alertar os demais sobre perigos, além de fazer diversos ruídos.

Os predadores caçam interceptando conversas dos peixes, segundo o pesquisador Shahriman Ghazali, da Universidade de Auckland, da Nova Zelândia. “Todos os peixes podem ouvir, mas nem todos podem emitir sons - feitos por meio da vibração de sua bexiga natatória”, afirmou Ghazali.

O pesquisador, que está apresentando um trabalho sobre a pesquisa para cientistas marinhos, em Wellington, capital da Nova Zelânida, espera decifrar os contextos para diferentes tipos de comunicação. “Este é o próximo passo. Temos 99% de certeza que os peixes emitem sons, agora, queremos descobrir o que eles significam”.

Segundo a publicação, os principais significados dos sons parecem ser a atração de parceiros, tentativa de espantar predadores e orientar-se em torno dos recifes. Para chegar a tais resultados, o pesquisador colocou grupos de peixes em tanques em um laboratório e os monitorou durante algumas semanas, usando um microfone e instrumentos que detectam movimentos na água.

Com o estudo ele verificou que o peixe gurnard está entre os mais falantes. Ele emite grunhidos e mantém um padrão de vibração ao longo do dia. Por outro lado, o bacalhau fica em silêncio, exceto quando desova. “Fora da época de desova, você não vai ouvir um som deles”.

O pesquisador também aconselhou aos donos de peixinhos dourados a não esperarem por uma conversa com seu bichinho. “O peixe dourado tem ótima audição, mas não faz nenhum som”, finalizou Ghazali.

(notícia extraída do site “petmag.uol” em 14.07.2010)

1 comentários:

Paulo Gurgel disse...

Salve!
12 Coolest teapots...
http://oddee.com/item_97120.aspx
Uma indicação do blog EntreMentes.
http://blogdopg.blogspot.com
Paulo Gurgel

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...