Páginas

12 de mai de 2010

Prêmio IgNobel






Como já escrevi, o Prêmio IgNobel se caracteriza por ser uma sátira do prêmio Nobel, e é dado a cada outono para a descoberta científica mais estranha do ano. Os prémios são entregues para honrar estudos e experiências que primeiro fazem as pessoas rir, e depois pensar. Foram criados pela revista de humor científico Annals of Improbable Research (Anais da Pesquisa Improvável), e os prêmios são entregues em Harvard.

A ideia é premiar pesquisas raras, honrar a imaginação, e atrair o interesse público para a ciência, a medicina e a tecnologia, e os prêmios foram entregues pela primeira vez em Harvard em 1991.

Tentarei trazer no "blog" as melhores pesquisas realizadas a cada ano, na minha opinião, e como já trouxe os prêmios dos anos de 1991, 1992, 1993, 1994, 1995, 1996, 1997, 1998 e 1999, segue agora os melhores de 2000:

- Prêmio de Literatura: concedido a Ellen Greve, da Austrália, por seu livro Living on Light, que explica que embora algumas pessoas comam, elas não precisam fazê-lo.

- Prêmio de Física: concedido a Andre Geim da University of Nijmegen, da Holanda, e Sir Michael Berry of Bristol University, Inglaterra, por usar ímãs para levitar um sapo.

- Prêmio de Ciências da Computação: para Chris Niswander de Tucson, por inventar PawSense, software que detecta se um gato passa por cima de um teclado de computador.

- Prêmio da Paz: para a British Royal Navy, por ordenar aos marinheiros que deixassem de usar balas de canhão, e gritassem "Bang!"

(informações extraídas do site "Wikipédia" em 12.05.2010)

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...