Páginas

29 de mar. de 2010

Prêmio IgNobel





Como já escrevi, o Prêmio IgNobel se caracteriza por ser uma sátira do prêmio Nobel, e é dado a cada outono para a descoberta científica mais estranha do ano. Os prémios são entregues para honrar estudos e experiências que primeiro fazem as pessoas rir, e depois pensar. Foram criados pela revista de humor científico Annals of Improbable Research (Anais da Pesquisa Improvável), e os prêmios são entregues em Harvard.

A ideia é premiar pesquisas raras, honrar a imaginação, e atrair o interesse público para a ciência, a medicina e a tecnologia, e os prêmios foram entregues pela primeira vez em Harvard em 1991.

Tentarei trazer no "blog" as melhores pesquisas realizadas a cada ano, na minha opinião, e como já trouxe os prêmios dos anos de 1991, 1992, 1993, 1994, 1995 e 1996, segue agora os melhores de 1997:

- Prêmio de Biologia: Dado para T. Yagyu e seus colaboradores do Hospital Universitário de Zurique Suíça, a Universidade Médica de Kansai em Osaka, Japão, e o Instituto de Pesquisa em Tecnologia da Neurociência em Praga República Tcheca, por medir os padrões de ondas cerebrais de pessoas enquanto eles mascavam diferentes tipos de chiclete.

- Prêmio de Entomologia: Dado para Mark Hostetler da Universidade da Flórida, pelo seu livro, That Gunk on Your Car que identifica os diferentes insetos que se esmagam contra o vidro do seu carro durante uma viagem.

- Prêmio de Medicina: Concedido a Carl J. Charnetski e Francis X. Brennan, Jr. da Wilkes University, e James F. Harrison de Muzak Ltd. em Seattle, Washington, por sua descoberta de que ouvir música de elevador estimula o a produção de anticorpos pelo sistema imunológico e assim pode ajudar a prevenir o resfriado comum.

- Prêmio de Meteorologia: Concedido a Bernard Vonnegut da State University of New York at Albany,por sua reportagem,"Depenagem de Galinhas Como Meio de Medir a Velocidade do Vento de um Tornado ("Chicken Plucking as Measure of Tornado Wind Speed").

(informações extraídas do site "Wikipédia" em 29.03.2010)

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...